terça-feira, 14 de setembro de 2010

É DOMINGO, DIA 19

4 comentários:

  1. 1ª Bicicletada Nagô - Bicicletada em Salvador - 24 de Setembro de 2010.

    CONVITE
    http://somdoroque.blogspot.com/2010/09/bicicletada-nago-bicicletada-em.html

    Junto com outras metrópoles mundiais, Salvador passa a ter Bicicletada.
    Movimento sai nas ruas em horário de pico reivindicando melhorias no sistema cicloviário e mobilidade urbana.

    Acontece nas ruas de Salvador no dia 24 de setembro (2 dias após o Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro) a 1ª Bicicletada Nagô, com cidadãos usuários da bicicleta como meio de transporte preferencial dentro da cidade. Sem se autodenominar ciclistas ou ciclo ativistas, o grupo pretende realizar coletivamente, num trajeto que vai do Shopping Iguatemi ao Largo de Santana no Rio Vermelho, o que já fazem no seu dia-dia: sair nas ruas de Salvador pedalando. O objetivo é chamar atenção para a presença da bicicleta no trânsito, estimular a sua inserção no cotidiano urbano como um meio de transporte eficiente e prazeroso e incentivar a inclusão deste modal no planejamento da mobilidade urbana de Salvador.

    Não há fontes seguras sobre o número de usuários de bicicleta como meio de transporte em Salvador. No entanto, nota-se que este público é expressivo, principalmente entre a população de baixa renda, o que contrasta radicalmente com o investimento dos órgãos competentes para a inclusão de quem pedala nos planos de transporte urbano.

    Falta um planejamento cicloviário ostensivo para a capital baiana, que inclua Lei Orgânica do Sistema Cicloviário (que, por exemplo, obriga estabelecimentos comerciais a terem um número mínimo de vagas em bicicletário, proporcional ao número de vagas de carro), sinalização de compartilhamento de vias e calçadas, ciclofaixas demarcadas, as ciclovias segregadas existentes são poucas, a maior parte destinadas prioritariamente ao lazer. Não há interligação entre o modal bicicleta e outros meios de transporte, como ônibus, trens, barcos e elevadores municipais e bondes planos-inclinados. Sobretudo, fica evidente que Salvador é uma cidade largamente organizada em função do tráfego de veículos motorizados, deixando para os usuários de bicicleta e pedestres uma grande insegurança.

    O grupo sairá da praça em frente ao Shopping Iguatemi, na avenida ACM, chegando até o Largo de Santana, no Rio Vermelho, reunindo-se para a partida às 18 horas, buscando atingir o grande número de pessoas que enfrenta o horário de pico no trânsito soteropolitano. Inspirada nas bicicletadas realizadas mundialmente nas grandes capitais, a bicicletada Nagô acontecerá todo mês, sempre na última sexta-feira.

    O movimento Bicicletada acontece em outras grandes metrópoles como Nova York, São Paulo, Los Angeles, e mesmo em cidades menores, como Aracajú, há quase uma década. Em outros países, é mais conhecido como critical mass, que significa massa crítica referindo-se à quantidade númerica e qualidade intelectual dos participantes. Quando uma bicicletada intervém no trânsito em horário de pico, espera intencionalmente piorar algo que já é bagunçado, para que assim possa melhorar. O movimento convida todas pessoas que pedalam e que se interessem pelas causas defendidas.

    Serviço:

    O quê: 1ª Bicicletada Nagô

    Quando: Dia 24 de setembro, às 18h

    Onde: Partindo do canteiro central da Avenida ACM en direção ao Rio Vermelho

    OBS: Aberta aos cidadãos que pedalam na cidade, aos que desejam pedalar, aos simpatizantes...

    ResponderExcluir
  2. Oi, vou lá no domingo e pretendo levar umas camisetas para doar. Vai rolar de doar três e ganhar uma serigrafada durante a festa também né?
    E a serigrafada pode ser feita em uma outra camiseta que eu levar também né.

    até lá e parabéns pelo evento!
    Cassio

    ResponderExcluir
  3. Olá estou divulgando este evento no blog: bitucaivos.blogspot.com.

    abraço e parabéns pelo evento,

    Juliana Costa

    ResponderExcluir